02 junho 2010

PostHeaderIcon Reciclagem de lixo

A figura ao lado ilustra uma caixa coletora de lixo não diferenciado. Os italianos têm caixas coletoras para papéis, latas e plásticos, vidros, e lixo orgânico. O que sobra, vai pra caixa do "rifiuti indifferenziati" (o lixo "problema ecológico").
Poucos dias atrás acompanhei um colega de trabalho em uma visita guiada à Hera, empresa italiana que se ocupa da gestão do lixo (para não citar outras atividades) sobretudo na Região Emilia-Romagna. Lá conheci uma iniciativa recente da empresa, a qual não pude deixar de compartilhar com vocês.
A taxa de coleta de lixo é bimestral e chega por correio. O valor total a ser pago é baseado num cálculo que considera a quantidade de pessoas que moram na sua casa, o tamanho do imóvel e demais aspectos do gênero. O que era até pouco tempo bastante injusto - e ainda é no Brasil - é o seguinte: o cidadão que, preocupado com o meio ambiente, recicla 100% do lixo de produz (ou seja, não produz o tal lixo não diferenciado) pagará a mesma taxa de lixo que o seu vizinho, digamos... "menos preocupado com a mãe natureza". Um sujeito que produz, portanto, 100% de rifiuti indifferenziati. Mais do que injusta esta situação tem se tornado um problema para as empresas gestoras de lixo, que não dão conta de tamanha quantidade de dejetos. Sendo assim, a Hera teve uma idéia admirável: cada residente receberá um código (exclusivo, só seu) com o qual poderá abrir a caixa coletora de lixo não diferenciado. Em resumo, no final do mês a Hera fará as contas de quanto lixo indiferenciado você produziu. Se pouco, sua taxa de lixo será baixa, já que você é um exemplo para a natureza e deve, portanto, ter uma retribuição à altura. Se, todavia, você produziu muito lixo indiferenciado, prepare-se: sua fatura lhe servirá de lição para mudar seu comportamento nos próximos bimestres!

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda.=D

Anônimo disse...

Ola, adorei as informacoes. Mas ainda tenho duvidas. Sou recem chegada na Italia e tenho muito que aprender por aqui, rsrs. Coloquei nossos lixos na rua, separados, mas acredito que nao totalmente, porque os papeloes e garrafas estavam juntos, acho que ai esta meu erro. O Fato è que por duas vezes, os lixos nao foram levados, meu marido, que è cidadao italiano ha algum tempo, ficou de passar na comune pra ver o que estavamos fazendo errado, como ainda nao teve tempo, resolvi pesquisar online. Se vc tiver algo que eu possa ler , para saber como separar e colocar os lixos la fora, ficarei agradecida. Meu email, josianedavi@hotmail.com . Muito obrigada. Abracos

Anônimo disse...

ciao davvero mi piaceva la tua spiegazione , ma ha il mininmo alcune piccole cose mancante su tema fino ad allora

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google